terça-feira, 2 de julho de 2013

Something is on the way


Costumo ver a depressão como uma prisão mental, um cárcere psicológico dentro do qual nossas esperanças são sumariamente sequestradas e privadas da liberdade. Para além disso, interpreto a depressão como um marginal que adentra nossas mentes e maldosamente perverte toda a lógica do nosso sistema prisional, libertando delinquentes como a angústia e a melancolia e retendo jovens de boa fé como os nossos sonhos. Muito embora sejamos senhores de nossas próprias decisões, diante desta tristeza profunda, parece que jogamos contra nós mesmos, como se uma parte de nós precisasse ser mascarada e punida por simplesmente acreditar na mudança ou como se houvesse uma ditadura mental dentro da qual não fosse permitida contestação.
Tal qual uma criança abandonada que reclama por consolo numa madrugada fria de inverno, assim também a depressão nos faz remeter diretamente à solidão, ao saudosismo e à hipótese de que talvez nunca encontraremos amparo de uma mão a nos aquecer e nos retirar da penúria na qual nos encontramos. Nesse sentido, devo admitir que tal sentimento nos faz apegarmos mais fortemente ao passado, a o que costumávamos fazer e às lembranças de que já fomos melhores, como se renegássemos viver o presente e projetar o futuro, como se aquele cantinho aquecido amontoado de velhas boas recordações fosse o bastante para saciar-nos e manter-nos confortáveis pelo resto de nossa existência. Ledo engando, a efemeridade da vida vem constantemente nos fazer lembrar que não é possível sobreviver alimentando-se apenas de passado. É preciso saber degustar boas doses do presente todos os dias. 
E diante desta enorme dicotomia entre permanecer no conforto ou ousar rumo às incertezas da vida, surgem inúmeros questionamentos e inquietações. “Você não precisa saber como vai morrer, apenas comece a viver.” Esta frase Poderia parecer um clichê vinda de alguém que ainda não experimentou grandes dificuldades na vida, ou mesmo de mim, dita apenas para dar ênfase ao meu argumento. E seu eu lhe dissesse que foi dita por um jovem ciente de que morreria três meses depois ? Sim, Zach Sobiech, um americano de 17 anos, diagnosticado com uma doença rara nos ossos desde os 14¹. Longe de mim querer defender a ideia de que se até esse rapaz conseguiu suportar de forma exitosa o fardo da morte iminente então todos os demais casos de depressão são injustificáveis. De modo algum poderia mensurar ou mesmo hierarquizar as causas deste transtorno, pois somente quem sofre tem a exata medida deste valor. Prefiro, por outro lado, ver esta experiência de um modo diferente. Não se trata do quão forte é a dor do impacto, mas sim do quão forte é a sua vontade em supera-la.
Impressionante como certas vezes é possível ter a sensação de que poucos dias valeram mais a pena do que uma eternidade inteira. O Tempo, além de relativo é extremamente curto, e todos nós sabemos disso. Neste sentido, optar por viver no passado e se esquecer do agora que se materializa a todo o momento é com certeza a forma menos racional de superar este estado aprofundado de amargura. Mas afinal de contas meu caro, quem disse que a vida é racional ? E é justamente desta não racionalidade que trato agora, seria uma enorme tolice minha se encerrasse este texto ao estilo daqueles velhos manuais de auto ajuda, como se uma pessoa deprimida não soubesse que superar a dor é o melhor para ela. Não há receita de bolo, não há remédio e palavras mágicas, só o que há é uma realidade para ser enfrentada. Muito mais uma realidade interna, muito mais uma realidade psicológica, muito mais uma realidade que nos imbui a assenhorarmos de nossas mentes libertando desolados reféns, pobres detentos que esperam ansiosamente a oportunidade para exercer em fim suas potencialidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

sintam-se livres para sugerir criticar ou apenas deixar sua opinião !

Recalcule sua rota

Vejo que a vida tem constantemente essa capacidade incrível de nos dizer que não podemos ter tudo que queremos. E quer saber? Tudo bem. ...

DESTAQUES